O Ensino Lassalista Direcionado Para o Trabalho em Casa

Um dos objetivos da Rede La Salle é de que o aluno seja o principal autor no cenário de sua vida, destacando-se nas etapas de desenvolvimento do aprendizado educacional. O intuito pedagógico é de ter uma formação diferenciada, voltada para a transformação completa do ser humano nos quesitos da espiritualidade focado nos aspectos físicos e psicológicos.

O ensino lassalista é fundamentado nos valores de São João Batista de La Salle, o qual tem peculiaridades de inserção em âmbito intelectual, do livre arbítrio e de laços afetivos, incentivando as ligações de fraternidade para que o amor seja a principal virtude dos alunos.

O alicerce do ensino lassalista destaca o ser humano em sua particularidade e nas relações que ele estabelece no meio externo, avaliando a sua perpetuação, a situação das limitações pessoais em busca do aperfeiçoamento e a chance e importância de buscar o desenvolvimento pessoal.

A escola lassalista reconhece que o ser humano é uma junção de 3 características particulares e 3 faculdades, que tem a intervenção de acontecimentos do passado e também da circunstância atual que é vivenciada. Desde modo é evidenciado não somente os aspectos da atualidade e de utilidade, mas é apreciado todo o contexto em sua plenitude. Segundo afirma a Rede La Salle o processo educacional é uma característica universal e que possibilita a inserção, estando sempre ligado aos laços de afeto, aos relacionamentos interpessoais e que denotam caridade e à aceitação das individualidades de cada ser humano.

Tem também uma expressão completa, evolutiva e permanente de desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades. Avalia as maneiras de desenvolvimento das pessoas e do mundo em geral, tendo a expectativa de evidenciar os valores de Jesus Cristo. Além do mais, existe uma atitude pastoral da Igreja Católica, a qual é fomentada tendo como base os princípios morais de vida.

Em todo este contexto, podemos já compreender a estrutura e planejamento da escola lassalista, que tem como prioridade o desenvolvimento pessoal do ser humano. E nesta mesma linha, é valorizado a formação profissional, direcionada para a área do trabalho em casa. Este ensino tem como meta o favorecimento de descobertas individuais para os jovens e adultos. Afinal, não há nada melhor do que conhecer a si mesmo e discernir as próprias aptidões pessoais.

Quando uma pessoa tem a possibilidade de ter acesso a este estilo de formação educacional, a sua vida como um todo, é beneficiada com esta nova visão pessoal de suas qualidades e virtudes. Isto se deve ao fato de que uma pessoa que tem um autoconhecimento é capaz de fazer escolhas mais assertivas em sua vida. Enquanto muitos estudantes, como que “patinam” na escolha profissional de suas vidas, ao ter noção de suas habilidades e talentos, os jovens já conseguirão identificar com facilidade, qual será o segmento que melhor se enquadrará no seu perfil pessoal no setor do trabalho em casa.

Isto sem contar, que evitará que o rapaz ou a moça, perca tempo de sua vida se dedicando em uma área de estudo, que posteriormente virá a descobrir que não lhe agrada nenhum pouco. Isto sem dúvida, gera um desgaste emocional e frustração na vida.