A Formação Educativa Lassalista Para o Empreendedorismo

Por volta de 300 anos atrás, o religioso São João Batista de La Salle compreendeu que era preciso oferecer uma educação juvenil na vida embasada nos valores de Jesus Cristo. Tendo esta inspiração em seu coração, ele decidiu criar a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs. Recentemente as atividades dos consagrados da ordem que oferecem a sua vida nesta missão é capaz de causar uma transformação no mundo.

 A formação lassalista dirigida pelos religiosos, já alcançou o nível mundial e tem como destaque a sua ação de integrar as pessoas na sociedade. Outra característica é de que o processo de educação está direcionado para os aspectos afetivos e as interações entre as pessoas de solidariedade, tendo um respeito pelas diferenças.

Em nosso país, a congregação teve o seu surgimento no ano de 1907. Atualmente, após 100 anos de existência, os setores de educação e também de assistência social, em que os religiosos são responsáveis, estão situados em 10 estados do Brasil e também em Brasília, beneficiando acima de 55 mil estudantes, onde existem acima de 3 mil professores.

A Rede La Salle consiste em um negócio pertencente ao Instituto dos Irmãos Lassalistas. O intuito principal é favorecer uma educação de qualidade tendo como referencial São João Batista de La Salle, padre de descendência francesa e fundador desta ordem. Ele nasceu no ano de 1651 e teve o seu falecimento em 1719. Uma das virtudes que mais se destaca na vida deste sacerdote, foi a sua disposição e renúncia às regalias de vida na riqueza, para se dedicar aos pobres. Em sua vida e missão, ele fundiu diversas escolas voltada para o público infanto-juvenil que vivia em condições financeiras difíceis.

E um dos aspectos bastante abordados é o desenvolvimento de uma estrutura escolar que favoreça que estes jovens tenha uma formação voltada para o emprego em casa. Ter o próprio negócio representa uma das melhores maneiras de ter uma autonomia de vida, além da independência financeira.

Isto porque quando um empreendedor está se dedicando para lançar o seu negócio online, à medida que vai colocando em prática os métodos ensinados nas aulas, ele vai constatando a eficácia das técnicas, sentindo-se inteiramente capaz de exercer aquela determinada atividade profissional.

Outra vantagem está exatamente em alcançar a independência financeira, uma vez, que o empreendedor estará estabelecendo o próprio planejamento para conseguir uma renda extra ou então a fonte de renda principal. Ao contrário do que acontece no mercado tradicional, onde o funcionário fica inteiramente dependente das ordens e orientações do patrão ou dos superiores. No empreendimento online isto não acontece, pois é um estímulo constante para que a pessoa gerencia o seu negócio na internet.

Isto sem considerar que no mercado digital, a amplitude de opções é tão gigantesca que é capaz de deixar uma pessoa até indecisa quanto à área que escolherá para atuar. Mas neste sentido, é bem direcionado a formação lassalista, a qual busca favorecer que os alunos descubram a sua própria vocação, através de dinâmicas que treinam as habilidades e preferências de cada jovem e criança, afim de que tenham consciência de suas aptidões desde cedo.